in

Furtos de hidrômetros geram prejuízos na região

Nas ultimas semanas os prejuízos causados por furtos de hidrômetros na região foram grandes, tanto que a Emasa e Águas de Camboriú emitiram comunicado sobre o assunto.

Em Camboriú a criminalidade tem um novo alvo na criminalidade: o furto de hidrômetros (aparelhos que registram o consumo de água dos imóveis). O crime tem trazido prejuízos e transtornos para muitos morados no município, que, além da perda do equipamento, ficam sem água em um momento que ela é ainda mais essencial para a higienização humana. Só em uma noite, foram furtados seis hidrômetros no bairro Tabuleiro, em Camboriú.

Arthur May, gestor operacional da Águas de Camboriú, explica que o número de ocorrências de furto de hidrômetros aumentou neste mês de maio. Para dificultar a ação, a Águas de Camboriú recomenda a instalação de sistema que proteja o equipamento (caixa padrão), que não obstrui a leitura e permite possível manutenção no local. Além disso, a concessionária sugere avisar a Polícia Militar e registrar boletim de ocorrência pela internet ou em uma delegacia, de modo que a Polícia Civil possa investigar os crimes.

O hidrômetro se torna alvo de furtos por um único motivo: o latão que reveste o equipamento é um material facilmente vendido e isso desperta o interesse dos criminosos.

Caixa Padrão

Uma recomendação para ajudar a coibir a ação dos criminosos é a instalação da caixa padrão de hidrômetro. Arthur May explica que, de acordo com as normas vigentes, o consumidor precisa ter uma caixa plástica padronizada instalada de forma embutida no muro da residência ou em uma mureta, nos casos em que a casa não é murada, para proteger o hidrômetro.

A instalação da caixa-padrão traz uma série de benefícios, entre elas, a proteção do hidrômetro e a garantia da medição no momento da leitura do consumo, mesmo sem a presença do morador, já que não é preciso entrar na propriedade para ter acesso ao relógio. Ela ajuda, inclusive, a evitar que a conta de água seja recebida com um valor diferente, por causa de danos com o hidrômetro, causando prejuízo ao dono do imóvel, que pode acabar pagando um valor maior. “Como a caixa tem tampa acrílica, o cliente continua podendo acessar o hidrômetro e verificar o seu consumo diário caso queira”, explica Arthur.

Em Balneário Camboriú também foram relatados furtos de hidrômetros, a EMASA registrou um aumento considerável de furtos de hidrômetros, que foram informados pelos consumidores. Nos últimos dois dias, 15 pessoas procuraram a Autarquia para relatar o ocorrido, mas até o momento, apenas sete deles registrara Boletim de Ocorrência, o que permite a substituição do equipamento sem custo ao consumidor.

A maioria dos furtos ocorreram no Bairro dos Municípios, sendo nas ruas Araranguá e Biguaçu e um deles no Bairro das Nações. De acordo com o gerente Financeiro e Comercial, Leonel Seara Neto, desde janeiro deste ano apenas cinco furtos de hidrômetro tinham sido registrados. Já em 2019, foram registrados 27 furtos de hidrômetro. “Como cada hidrômetro possui um número de identificação, correspondente a matrícula do imóvel, não pode ser utilizado em outra residência. Caso seja identificado um estabelecimento em posse desses equipamentos, poderá responder por receptação de material furtado”, destacou o gerente.

SOLICITAÇÃO DE NOVO HIDRÔMETRO:

Para solicitar a instalação de um novo hidrômetro sem custos ao consumidor (desde que não seja reincidente), é necessário registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) junto à Delegacia de Polícia, constando o endereço do imóvel e preferencialmente, o número da matrícula impresso na própria fatura de água. O B.O deve ser apresentado no prazo de 48 horas no Balcão de Atendimento da Emasa, localizado na 4ª Avenida, 250, Centro. Caso não apresente este documento, o usuário precisa pagar uma taxa no valor de R$ 123,99 para a reinstalação do hidrômetro.

A Emasa recomenda ainda, a instalação da caixa padrão junto ao hidrômetro. Desenvolvida com material resistente garante mais segurança do medidor, protegendo contra vandalismo, furto e deterioração do equipamento.

Written by Nilton Bleichvel

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0