Em junho, as empresas de construção civil em Balneário Camboriú começam a adotar um programa de controle e monitoramento de dados sobre a Covid-19 no ambiente de trabalho. O sistema visa acompanhar os colaboradores diariamente através de uma plataforma virtual onde será possível identificar aqueles que apresentem sintomas do coronavírus e encaminhá-los para atendimento, isolando-os do restante do grupo e evitando a proliferação da doença. A plataforma é fornecida pelo Sesi/FIESC e sua implantação ainda está em caráter experimental neste mês de maio na construção civil de Balneário Camboriú – primeiro setor produtivo catarinense a testar o programa. Vale dizer que esta é uma parceria entre o Sesi (Serviço Social da Indústria)/FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, e prefeitura local.
O programa é de simples utilização e funciona a partir de uma plataforma web. A empresa se cadastra na plataforma, cadastra seus funcionários, e estes passam a ser monitorados diariamente por uma assistente virtual através de mensagens de texto. E é nesta troca de informações diária com a assistente virtual que se identificam possíveis colaboradores com sintomas da Covid-19. Tão logo o líder perceba que foi alimentado com respostas que acusem provável sintoma da doença, ele repassa a informação ao coordenador da equipe para providências. A plataforma também permite identificar eventuais esquecimentos por parte dos colaboradores em responder às perguntas diárias, aprimorando ainda mais o monitoramento do estado de saúde das equipes, já que os coordenadores conseguem visualizar os usuários que não deram o feedback do dia.
Este ‘piloto’ com a construção civil de Balneário Camboriú começou dia 12 de maio com quatro empresas associadas ao Sinduscon. A partir de junho, inicia a ampliação gradativa do sistema para as demais empresas do setor ligadas ao sindicato. O presidente do Sinduscon, engenheiro civil Nelson Nitz, enfatiza a importância desta plataforma dizendo que ela cumpre um dos principais papeis do sindicato nesse momento de pandemia, que é justamente o de viabilizar recursos humanos e tecnológicos para que as empresas atuem com segurança. “Preservar a saúde e a segurança no ambiente de trabalho é uma preocupação que sempre estará em primeiro lugar no nosso ranking de prioridades. A indústria da construção civil de Balneário Camboriú e Camboriú mantém seu compromisso com a sociedade e não economizará esforços nessa luta pela vida”, finaliza Nitz.
GIPHY App Key not set. Please check settings