in

Casos de Dengue sobem no Estado, mas diminuem em Camboriú

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça ações no combate ao Aedes Aegypti – mosquito da dengue. Enquanto o Estado registra um crescimento de 361% nos cinco primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado, Camboriú apresentou uma queda de 87%. Passando de 177 casos até 31 de maio de 2020, para 22 casos no mesmo período.
Nos últimos cinco meses, Santa Catarina já confirmou 5.228 casos de dengue contra 1.447 confirmados no mesmo período do ano passado, conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Cataria (DIVE).


De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Camboriú, Pedro Augusto de Mendonça, os números mostram que a cidade está na contramão do Estado apresentando números decrescentes. “Nós temos apenas 22 casos positivos de Dengue. Os números apontam que todos os trabalhos que estamos realizando no município estão trazendo bons resultados”, comenta. “Vale destacar que muitos bloqueios com fumacê já foram realizados em localidades com casos positivos de dengue”, explica
De janeiro até o início de maio, os agentes epidemiológicos do município realizaram mais de 16 mil visitas em domicílios, foi registrado 73 denúncias de locais a serem verificados com possíveis focos, além de ter sido identificado 840 pontos de focos de dengue. “O mapeamento das informações fez com que o trabalho da equipe epidemiológica fosse mais rígido e deu direção para o governo planejar as ações. Estamos muito felizes com o resultado, neste momento de pandemia de Coronavírus, o combate à dengue seguiu firme”, comemora o prefeito Elcio Rogério Kuhnen..
A Secretária de Saúde, Elisama de Freitas, comenta que mesmo com os números reduzidos é importante manter os cuidados. “É importante sempre lembrar que todos devem continuar fazendo a sua parte, armazenando a água da chuva de forma correta, mas principalmente a utilizando em tempo hábil, para não deixar que essa água fique muito tempo parada. O acolhimento do lixo de forma correta, a manutenção de calhas, piscina, caixa de água são indispensáveis. Também é importante colocar areia nos pratos de planta e deixar com a boca para baixo. Pois é dessa forma que se eliminam possíveis depósitos de larvas”, pondera.

Situação no Estado

Neste período, 46 cidades catarinenses registraram casos de transmissão dentro do Estado – de dengue, sendo que a situação mais complicada é em Joinville. No município já foram confirmados 3.425 casos da doença, o que equivale a 70,3% de todas as confirmações autóctones de Santa Catarina.

Em Santa Catarina, além de Joinville, outros nove municípios estão em situação epidemia. As maiores taxas de incidência foram registradas em São Carlos (930,8 casos por 100 mil/hab), seguido por Formosa do Sul (836,7 casos por 100 mil/hab) e Coronel Freitas (831,6 casos por 100 mil/hab).

Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) e correspondem ao período entre 29 de dezembro de 2019 – quando se inicia o calendário epidemiológico deste ano – a 23 de maio de 2020.

Municípios em situação de pandemia:

São Carlos: 930,8 casos por 100 mil/hab
Formosa do Sul: 836,7 casos por 100 mil/hab
Coronel Freitas: 831,6 casos por 100 mil/hab
Joinville: 580,1 casos por 100 mil/hab
Bombinhas: 541,3 casos por 100 mil/hab
Tijucas: 406,4 casos por 100 mil/hab
Maravilha: 405,5 casos por 100 mil/hab
Águas de Chapecó: 370 casos por 100 mil/hab
Caibi: 357,8 casos por 100 mil/hab
São Miguel do Oeste: 329,3 casos por 100 mil/hab

Written by Nilton Bleichvel

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0