Doação foi feita pelo Instituto Transire e repassada pela Prefeitura de Itapema para o Hospital Cirúrgico Camboriú
A Prefeitura de Camboriú recebeu da prefeitura Itapema cinco cápsulas Vanessa doadas pelo Instituto Transire, de Manaus. A entrega foi realizada nesta quarta-feira, dia 29, pela prefeita Nilza Simas, que trouxe os equipamentos da capital amazonense, ao prefeito Elcio Rogério Kuhnen, e serão utilizadas no tratamento de pacientes com Covid-19 no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC). O método é utilizado para evitar a intubação.
A cápsula é um invólucro de vinil que fica em volta do paciente, e mantém uma pressão negativa para impedir que o ar saia. A função é de aumentar a oxigenação do sangue. “Esse é um método não invasivo, onde não precisa intubar o paciente para receber o oxigênio sob altas pressões. Prevenindo fibrose pulmonar e óbito. Pois cerca de 50% dos pacientes que são intubados morrem”, explica o médico e prefeito Elcio Rogério Kuhnen.
De acordo com o diretor clínico do HCC, Fabio Traghetta, quando o paciente está respirado muito intensamente, ou tossindo, ficam no ar gotículas que são carregadíssimas de vírus. “Quando colocamos a pessoa na capsula Vanessa o ar fica ali dentro, os vírus são puxados por um filtro e a troca de oxigênio é constate”, explica Traghetta. Em geral as cápsulas tem que realizar a troca de oxigênio 12 vezes a cada hora. Essas cápsulas, que são certificadas pela Anvisa, realizam a troca 13,5 vezes a cada hora.
O HCC conta com 20 leitos de internação para Covid-19 e recebe pacientes da região. As cápsulas já se encontram no Hospital e serão utilizadas nestes leitos de retaguarda. Foram ativadas hoje pela manhã, mas ainda não foram utilizadas, pois todos pacientes estão em estado estável.
GIPHY App Key not set. Please check settings