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Procon/BC dá dicas sobre compras seguras na Black Friday

Nesta sexta-feira (27), acontece a famosa Black Friday – definida pela última sexta do mês de novembro. O dia é marcado por promoções ao redor do mundo e, para aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de dano, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Balneário Camboriú (Procon/BC) dá dicas aos consumidores da cidade sobre seus direitos e como realizar compras seguras.

De acordo com o diretor do Procon/BC, Jean Carlo Lopes, apesar da promessa de preços baixos, é importante que o consumidor fique atento a algumas situações corriqueiras, principalmente nas lojas on-line. Seguem algumas dicas divulgadas pelo Procon:

– Pesquise a idoneidade do site ou fornecedor em sites de reclamações, como Reclame Aqui e Procon;
– Evite sites que forneçam somente a opção de pagamento em boleto;
– Desconfie de produtos com valores fora do comum, não condizente com o valor de mercado;
– Busque ter o histórico de preço do produto almejado, para garantir que de fato esteja adquirindo uma oferta;
– Verifique prazo de entrega do produto, pois em grandes campanhas costuma ser estendido.

A lei garante que, no caso do produto apresentar defeito, a loja ou fabricante deve reparar a falha em até 30 dias. Caso o conserto não ocorra nesse prazo, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso; a devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada; ou o abatimento proporcional do preço.

Ainda de acordo com a legislação, compras realizadas fora de lojas físicas (pela internet, catálogos ou telefone), podem ser canceladas no prazo de sete dias a partir da entrega do produto, mesmo que ele não apresente defeito.

O consumidor também tem o direito de exigir que os produtos sejam vendidos exatamente pelos preços e condições anunciados na mídia, cartazes ou outros meios. Se essas garantias forem violadas, o consumidor pode e deve formular uma reclamação ao Procon, responsável pela fiscalização e aplicação de multas aos estabelecimentos.

Para denúncias ou reclamações, disque 151 ou envie um e-mail para procon@bc.sc.gov.br, ou diretamente na sede, localizada na Rua 2000, nº 856, Centro de Balneário Camboriú.

Written by Nilton Bleichvel

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