in

Saúde reforça cuidados que devem ser adotados contra o mosquito Aedes aegypti

Com o início da temporada de verão, o clima fica mais propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, dessa forma a Secretaria de Saúde reforça os cuidados e as formas de prevenção que a população deve ter contra o mosquito, que é agente causador das doenças dengue, zika e chikungunya.

A principal forma de prevenção é eliminar a proliferação do mosquito, diminuindo possíveis locais que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti. Alguns dos cuidados que devem ser adotados são: Não deixar água parada em vasos de plantas, calhas, lajes; descartar corretamente o lixo; manter a caixa d ‘água completamente vedada; guardar as garrafas plásticas com o gargalo para baixo; manter ralos desentupidos e limpos, entre outros cuidados. O uso do repelente também ajuda no combate ao mosquito.

Neste ano no município foram registrados 4446 casos de dengue sendo 4014 autóctones, 420 indeterminados e 12 importados. E foram registrados dois casos de chikungunya, sendo um autóctone e um importado.

A Saúde pede aos moradores que fiquem atentos aos principais sintomas da dengue, que são: febre, cefaléia, mialgias, artralgias, dor de cabeça. Em alguns casos o paciente pode apresentar náuseas, vômitos e vermelhidão na pele.

Em caso de sintomas procure a Unidade de Saúde mais próxima para receber o atendimento médico necessário. Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito é preciso entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 ( WhatsApp) ou no 0800 644 3388.

Written by Nilton Bleichvel

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0