Com a chegada do verão, além das altas temperaturas e dias ensolarados, vem também o aumento no número de casos de dengue. Por isso, a Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, alerta para os cuidados e modos de prevenção contra à dengue. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, os períodos de maior ocorrências de casos de dengue acontece nos meses mais quentes e chuvosos do ano. O mosquito, que se reproduz em água parada, encontra no verão o ambiente perfeito para aumentar sua população e, consequentemente, o risco de contaminação.
Por isso, pequenas ações no dia a dia podem fazer toda a diferença para evitar a proliferação do Aedes aegypti, como: evitar água parada, já que o mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada, por isso, é essencial eliminar qualquer local que possa acumular água, como vasos de plantas, garrafas e pneus velhos; tampar caixas d’água e piscinas quando não estiverem sendo usadas; lave sempre recipientes como potes de água de animais e vasos de plantas, esfregando as bordas para eliminar ovos que possam estar aderidos; manter quintais e áreas ao redor de casa limpos e livres de entulhos que possam acumular água é fundamental.
Além disso, outro cuidado importante é o uso repelentes e roupas adequadas. Utilize repelentes e prefira roupas que cubram braços e pernas, especialmente em horários em que o mosquito é mais ativo, como no início da manhã e fim da tarde.
Fique atento aos sintomas da doença
- Febre alta;
- Dores intensas nas articulações e músculos;
- Dor atrás dos olhos;
- Manchas vermelhas na pele;
- Náuseas;
- Cansaço extremo.
GIPHY App Key not set. Please check settings