A Vigilância Sanitária de Itajaí vistoriou quatro estabelecimentos de saúde na cidade após denúncias de suspeita de irregularidades. A inspeção assegura o cumprimento das normas sanitárias, como os documentos e procedimentos de cada estabelecimento. Foram fiscalizados um estabelecimento de Instituto de Longa Permanência de Idosos (ILPI), uma clínica odontológica, um consultório médico e um estabelecimento de estética.
Na clínica odontológica, foram constatadas diversas irregularidades, e lavrados autos de infração e intimação, com a consequente abertura de Processo Administrativo Sanitário. A clínica tem prazo de adequação e defesa. Após essa fase, será analisada a penalidade aplicada.

No consultório médico, onde foi feita inspeção de rotina para renovação de Alvará Sanitário, foram encontrados medicamentos anestésicos e produtos para saúde com prazo de validade vencido, além de falhas no processo de esterilização de instrumentais, que foram inutilizados e descartados. Houve abertura de processo administrativo sanitário para regularizar a situação.
Atendendo a uma denúncia, a Vigilância Sanitária também vistoriou uma instituição de longa permanência de idosos (ILPI). Foram constatadas irregularidades relativas às condições de armazenagem e validade de cosméticos e produtos para saúde. Os materiais foram apreendidos e inutilizados.
Um estabelecimento de estética foi denunciado referente a utilização de anestésico vasoconstritor, o que não é permitido ao biomédico, segundo o Conselho Regional de Biomedicina (CRBM 5). O produto foi descartado imediatamente com supervisão dos fiscais da Vigilância Sanitária e o CRBM no dia 20 de maio.
Os quatro estabelecimentos receberam sanções e têm prazo de regularização e defesa. Após essa fase, será analisada a penalidade aplicada.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas à Diretoria de Vigilância Sanitária podem ser feitas pelos contatos (47)99714-1995 e 3508-0755 ou e-mail: visa@itajai.sc.gov.br.
GIPHY App Key not set. Please check settings