in

Programa Transitar será lançado nesta quinta-feira em Balneário Camboriú

Na próxima quinta-feira (29), Balneário Camboriú ganha mais uma ferramenta educacional: O Programa Transitar, promovido pela Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), através da Escola Pública de Trânsito (EPT), em parceria com a Secretaria de Educação.

“O Programa Transitar ele vem de encontro com a necessidade de fazer com que os alunos possam se tornar multiplicadores da conscientização coletiva, no cuidado com o trânsito, tanto para os pedestres como para os motoristas. A iniciativa tem como objetivo contribuir com a questão da vivência da criança no trânsito, onde eles serão orientados por profissionais do BC Trânsito. É uma ação conjunta da Escola Pública de Trânsito e da Secretaria de Educação, onde irão implementar inicialmente no CEM Vereador Santa, com 4 turmas, totalizando 121 alunos neste primeiro momento. Esse programa tem uma importância muito grande para o exercício da cidadania e a formação de cidadãos mais conscientes e preparados”, enfatizou a Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan.

A aula inaugural será realizada no Centro de Educação Municipal Vereador Santa, na Rua 2450, 420, a partir das 10h30. “Esta escola foi escolhida pela posição geográfica e o volume de deslocamento de alunos em tenra idade todos os dias para esta unidade de ensino, e, em comum acordo com a Secretaria de Educação, fizemos esta escolha por estas características, que já nos darão um bom piloto para o lançamento do programa”, explicou o Diretor-Presidente da BC Trânsito, Evaldo Hoffmann.

O programa institucional tem como principal objetivo promover a conscientização e a educação para o trânsito entre os alunos do 3º ano do ensino fundamental, desenvolvendo valores como respeito, responsabilidade e empatia, além de ensinar práticas seguras de circulação, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com um trânsito mais seguro e humanizado.

“Nós estamos falando de crianças a partir, em sua maioria, dos oito anos de idade, onde muita delas já são partícipes do tráfego, pois vão sozinhas para a escola, saem de casa para brincadeiras, para ir num mercado, numa loja. Então, trabalhar a conscientização a partir dessa idade é muito importante, pois permitimos, através desta ferramenta educacional, que elas aprendam de forma teórica e prática sobre o tráfego onde elas estão inseridas diariamente”, destacou o Diretor da EPT, José Luiz Correia.

O projeto terá um formato de formar “cidadãos do trânsito”, que participarão de oito encontros durante o ano com instrutores do programa, com um encontro mensal, com atividades educativas, lúdicas e visitas técnicas para reforçar a aprendizagem dos alunos.

“Será feita, no dia do lançamento, uma aula inaugural, com atividades especiais, para uma turma do 3º ano do ensino fundamental, onde vamos aplicar uma dinâmica de grupo. Esse é um grande passo para o município de Balneário Camboriú, em mais uma ação pioneira do nosso governo municipal, visando garantir a segurança das nossas crianças. Acreditamos que esta ação não apenas possibilitará conhecimento, como também, evitará muitos acidentes em nossa cidade”, declarou Evaldo Hoffmann.

Written by Nilton Bleichvel

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0