Através do trabalho de identificação e limpeza dos locais que acumulam resíduos nos costões rochosos de Balneário Camboriú, mais de 900 quilos de resíduos já foram recolhidos de nove locais, desde agosto de 2021. Nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Meio Ambiente divulgou o resultado da última limpeza feita nos costões da Ilha das Cabras, da Praia de Taquarinhas e da Praia do Estaleiro, que somaram 239,55 quilos de resíduos retirados.
A Ilha das Cabras foi o ponto com maior número de resíduos, 157,25 quilos; seguido da Praia de Taquarinhas com 49 quilos, e a Praia do Estaleiro com 33,3 quilos. Entre os vestígios desta última ação, plásticos, tampas de garrafas, sacos, latas de alumínio e bitucas de cigarros foram os mais encontrados. A maior quantidade estava submersa 159,95 quilos, enquanto 52,3 quilos estavam fora d’água.
Na Ilha das Cabras, a maior parte dos materiais encontrados estava relacionada a ocupação irregular. Já no ponto localizado na Praia de Taquarinhas foram coletados resíduos trazidos pelo mar de pescadores recreativos, além de placas de fibra de vídeo oriundas de embarcações naufragadas. E na Praia do Estaleiro a maior quantidade de lixo foi recolhida na parte submersa, entre materiais de pesca e metais; e na parte terrestre plásticos, vidros, papéis e papelão.
A Univali foi contratada para fazer este serviço por meio de um chamamento público aberto pela Secretaria de Meio Ambiente. O trabalho, a cargo do Laboratório de Mergulho Científico da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali, segue em outros pontos, de um total de 13. O resultado vai compor uma pesquisa para embasar ações de educação ambiental.
GIPHY App Key not set. Please check settings