in

Acampamento Farroupilha em Balneário Camboriú, começa nesta sexta-feira, com música e comida típica gaúcha

Setembro, mês mais gaudério do calendário, é o momento ideal para tirar a pilcha do guarda-roupa. Em Balneário Camboriú, as celebrações do 20 de Setembro, Dia do Gaúcho, começam nesta sexta-feira (16), às 18h, no Acampamento Farroupilha.

Com entrada gratuita, o Acampamento Farroupilha vai até 25 de setembro, em um espaço na Avenida do Estado, esquina com a Rua 904, em frente à Praça das Bandeiras. Nos 10 dias de duração da festa, 17 grupos tradicionalistas vão preparar e vender comida típica e apresentar a cultura gaúcha aos visitantes, por meio da música, dança, declamação, entre outras atividades. No evento, que está na 10ª edição, haverá shows musicais com artistas nativistas, como Adair de Freitas (escolhido patrono dos festejos farroupilhas em 2022 pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho), João Luiz Corrêa, Walther Morais, Grupo Manotaço, Chiquito & Bordoneio, Joca Martins e Quarteto Coração de Potro (confira a programação completa no link https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=33793).

Uma das principais atrações do evento é o Desfile Farroupilha, com uma cavalgada pelas principais ruas da cidade sábado (17), às 14h, saindo da Praça das Bandeiras. São esperados de 150 a 200 cavaleiros (ou cavalarianos, para quem é gaudério). A limpeza das ruas será feita imediatamente após a passagem do desfile.

Nesta edição, o Acampamento Farroupilha tem novidades. Uma delas é o 1º Terral da Canção Gaúcha de Balneário Camboriú, festival de música que vai premiar composições no segundo fim de semana do evento, dias 24 e 25 de setembro. Outra novidade é o Balne’Art – 1º Festival de Danças Tradicionalistas, também dias 24 e 25 de setembro.

Patrocinado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, o Acampamento Farroupilha é organizado pela Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETSC).

O evento é alusivo ao aniversário da Revolução Farroupilha, que começou em 20 de setembro de 1835, no Rio Grande do Sul, e terminou em 1845. Contra o governo imperial do Brasil, a revolução é considerada uma das mais longas rebeliões da história do país. No Rio Grande do Sul, 20 de setembro é feriado.

Acampamento Farroupilha

16 a 25 de setembro

Na frente da Praça das Bandeiras

Horários

Sábados e domingos: das 9h às 24h
Segunda a sexta-feira: das 18h às 24h

Written by Nilton Bleichvel

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0