A Prefeitura de Camboriú vai realizar uma ação conjunta com todos os municípios da Associação da Foz do Rio Itajaí (Amfri) no combate à dengue. Na quarta-feira, dia 31, os 11 municípios vão se unir num grande mutirão. A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Camboriú está se preparando pra ir a campo com todos os agentes. A Secretaria de Defesa Civil de Camboriú e a regional da Defesa Civil do estado vão participar do mutirão. Que está previsto para iniciar logo cedo, ás 08 horas.
Além disso uma parceria com a Secretaria de Obras vai ajudar na limpeza e recolhimento de entulhos. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Pedro Mendonça, é fundamental que os moradores façam sua parte e também recebam os agentes para inspeção e orientação.
A ação conjunta com os outros municípios é importante. “Como as cidades são muito próximas não adianta só uma investir no combate à dengue. Precisamos de ações planejadas e conjuntas contra o mosquito e os focos do Aedes Aegypti”, explica Pedro.
Mutirão Regional
A ação faz parte de um plano de estratégias e ações idealizadas pelo Colegiado de Defesa Civil da AMFRI, Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), Comissão Intergestora Regional da Foz do Rio Itajaí (CIR), considerando o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) em março de 2023.
Entre os 11 municípios da região da Foz do Rio Itajaí, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Itajaí e Navegantes apresentaram alto risco para a transmissão de dengue, Balneário Piçarras, Ilhota, Penha e Porto Belo apresentaram médio risco. Luiz Alves como não tem foco, não realiza o LIRAa.
A situação vetorial e epidemiológica exige também, pelas suas características, a harmonização entre os municípios que, por suas características, necessitarão desenvolver atividades conjuntas de enfrentamento ao Aedes Aegypt.
Sintomas e como evitar a proliferação do mosquito
Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.
Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
GIPHY App Key not set. Please check settings