in

Encerramento da safra da tainha em Balneário Camboriú

Nesta segunda-feira (31/07), o empresário Claudir Maciel foi convidado para participar do encerramento da pesca da tainha no Rancho da Selma, localizado na rua 4100 na Praia Central de Balneário Camboriú.

Claudir reencontrou vários amigos pescadores e ouviu as demandas de diversos desafios que eles enfrentam há muito tempo, incluindo a falta de estrutura adequada com melhores condições de trabalho e a ausência de uma fiscalização efetiva.

Pescadores clamam por estrutura adequada
Seu Zé de 70 anos, está há 50 anos na pesca, é o patrão da canoa Selma, relata problemas com a presença de embarcações ilegais na área, como jet skis, lanchas e outros barcos, que afetam a pesca e não são devidamente fiscalizadas. Ele afirma que essas embarcações perturbam os cardumes de peixes, afetando negativamente a pesca artesanal.
Ronan, Bugio e Laércio pescadores do rancho, reforçaram a situação que o ponto vem sofrendo, destacando a falta de estrutura como a principal dificuldade enfrentada por eles. Sugerem a construção de um rancho fixo, similar aos existentes em outras praias, para proporcionar um banheiro digno, um ponto de vigia e local adequado para guardar as canoas e as redes quando não estão sendo usadas durante a temporada da tainha.
Claudir Maciel ressaltou que além de lutar por condições melhores, de uma das atividades econômicas mais antigas de Balneário Camboriú, existe a importância cultural, onde os pescadores pudessem receber visitantes no rancho, afim de compartilhar a história da pesca e envolver as crianças em atividades educativas.

Written by Nilton Bleichvel

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0