A criação do PROMOBIS – Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí e o projeto que autoriza o financiamento externo no valor de US$ 30,4 milhões junto ao BIRD pelo Município de Itajaí, serão debatidos na próxima terça-feira (03/10), às 19h durante Reunião Pública na Câmara de Vereadores de Itajaí. A iniciativa foi proposta pela vereadora Anna Carolina Martins (PSDB), que considera importante que a população e os diversos setores envolvidos tenham a oportunidade de debater amplamente o assunto. Representantes dos 11 municípios da AMFRI, entidades, associações e população são aguardados para a Audiência Pública.
Conforme Projeto de Lei n. 139/2023 que aguarda aprovação na Câmara de Vereadores esses recursos não se destinam diretamente à construção do tão esperado Túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes, mas sim a estudos e projetos relacionados à estruturação de uma parceria público-privada para a sua construção e operação, bem como à integração dos 11 municípios da AMFRI com veículos elétricos e reurbanização de vias, especialmente considerando o delicado momento econômico-financeiro que o Município enfrenta e as incertezas quanto à sua capacidade de pagamento.
“Itajaí já possui um empréstimo milionário em dólares com o FONPLATA, o qual está enfrentando dificuldades para ser quitado. Diante desse cenário, liberar um novo financiamento neste montante, apenas para estudos de viabilidade, requer uma análise cuidadosa que envolva toda a população”, ressalta Anna Carolina.
Outra questão destacada pela parlamentar é a localização do túnel. A vereadora ressalta que muitas pessoas imaginam que o túnel será construído no mesmo local onde atualmente opera o Ferry Boat, o que não é necessariamente o caso. É imprescindível obter informações detalhadas sobre a localização, os impactos ambientais, a possibilidade de indenizações e o custo da travessia.
GIPHY App Key not set. Please check settings