Na tarde deste domingo (08), a polícia militar foi acionada para atendimento de uma ocorrência envolvendo um conflito entre vizinhos, no bairro Santa Regina. De acordo com a denúncia, uma mulher havia sido ameaçada de morte pelo seu vizinho.
Ainda durante o deslocamento, a guarnição encontrou um jovem que estava indo ao hospital buscar atendimento médico em razão de um intenso sangramento em uma das mãos. O jovem relatou brevemente aos policiais que foi agredido pelo vizinho da sua irmã ao tentar protege-la durante uma discussão entre os dois.
No local, a guarnição encontrou a solicitante, uma mulher de 50 anos, que relatou que seu vizinho estava embriagado, havia entrado na sua casa portando uma faca, ocasião em que ameaçou mata-la. Durante as ameaças, seu irmão interveio, ocasião em que foi agredido e empurrado contra uma janela de vidro, instante em que sofreu um corte profundo em uma das mãos. O rapaz conseguiu empurrar o vizinho, momento em que ambos fugiram.
A guarnição foi até o apartamento do cidadão envolvido nas agressões, a fim de esclarecer o conflito. No local, o cidadão foi agressivo com a guarnição, recusou-se a fornecer seus dados pessoais, e deixou de observar as orientações da guarnição, permanecendo o tempo todo com as mãos duas mãos escondidas atrás do corpo.
Ao se aproximar, a guarnição percebeu que o cidadão estava portanto uma faca. Uma das policiais verbalizou com o suspeito determinando que ele soltasse a faca, no entanto ele deixou de observar as orientações e continuou se aproximando dos policiais com a faca na mão. Diante da inobservância das orientações e do risco que oferecia a integridade física própria e de terceiros, a guarnição efetuou disparos com munições de elastômero em direção ao suspeito.
Mesmo após os disparos o suspeito continuou se aproximando dos policiais, empurrando uma das integrantes da guarnição PM próximo de um local onde havia outras duas facas, ocasião em que o militar utilizou da espingarda cal. 12 para efetuar golpes no membro superior do suspeito a fim de garantir que ele a soltasse a arma.
O suspeito soltou a faca, ocasião em que os policiais passaram a utilizar técnicas de imobilização para viabilizar a aplicação da algema, entretanto o suspeito, mesmo ao solo, continuou tentando agredir os policiais. Durante a tentativa de imobilizar o suspeito, o policial militar sofreu fratura no dedo de uma das mãos.
Durante a abordagem algumas pessoas próximas passaram a hostilizar e ameaçar os policiais, motivo pelo qual outras equipes deslocaram ao local em apoio à guarnição.
O suspeito foi contido e conduzido, preso em flagrante, para a CPP de Itajaí. As facas utilizadas para ameaçar e agredir os vizinhos e os policiais foram apreendidas. Durante a condução o suspeito continuou ameaçando os policiais, dizendo que os mataria pois era “um sujeito homem”.
GIPHY App Key not set. Please check settings