Alunos e professores de três escolas da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú conhecerão mais sobre arte urbana a partir desta semana. Uma parceria entre a Fundação Cultural e a Secretaria de Educação, o projeto “Pintura ao Ar Livre e Ciclo de Palestras sobre Grafites e Murais” começa nesta sexta-feira (27 de outubro), no Centro Educacional Municipal (CEM) Nova Esperança, às 11h e às 13h30.
Palestras sobre grafites e murais ocorrerão também no CEM Armando Cesar Ghislandi (em 31 de outubro) e CEM Vereador Santa (em 1º de novembro), nos mesmos horários, ministradas pelos artistas Murilo Trevizol e Nando Cardoso. O objetivo é disseminar aos estudantes a importância da arte urbana como alternativa criativa para geração de emprego e renda. A intenção também é mostrar que a arte urbana possibilita a ressignificação de forma positiva dos ambientes da cidade, a qual possui diversas intervenções de arte a céu aberto, muitas delas em espaço público. De acordo com a Fundação Cultural, em geral, as pinturas não sofrem vandalismo. No entanto, foi verificado que alguns painéis têm sido alvo de intervenções não artísticas. O projeto visa ainda esclarecer à comunidade escolar quais são os ambientes para expressão, as linguagens e os significados das intervenções de arte, além de promover a arte e a cultura.
Após a conclusão das palestras, os alunos terão a oportunidade de se envolver mais com o grafite por meio de uma experiência prática ao ar livre, com orientação dos artistas responsáveis pelas atividades.
projeto “Pintura ao Ar Livre e Ciclo de Palestras sobre Grafites e Murais”
Público-alvo: Alunos da rede pública municipal dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, Professores e gestores
- 27 de outubro: CEM Nova Esperança (período matutino: 11h; período vespertino: 13h30);
- 31 de outubro: CEM Armando Cesar Ghislandi (período matutino: 11h; período vespertino: 13h30);
- 1º de novembro: CEM Vereador Santa (período matutino: 11h; período vespertino: 13h30).
GIPHY App Key not set. Please check settings