in

Exposição no Paço Municipal de BC vai comemorar os 30 anos do Arquivo Histórico

Para comemorar os 30 anos do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, uma exposição interativa será montada no Paço Municipal com amostras do acervo. De 28 a 30 de novembro, das 14h às 17h, além de conhecer alguns dos materiais do Arquivo Histórico, o público saberá quais são as técnicas de conservação de documentos, como fazer consultas e pesquisa e os demais serviços prestados pelo órgão.

Localizado na Terceira Avenida, esquina com a Rua 2500 (no mesmo prédio onde funciona a Biblioteca Municipal Machado de Assis), o Arquivo Histórico possui um repleto acervo da cidade, o qual incluiu plantas arquitetônicas, mapas, documentos, fotos, filmes e jornais que revelam o desenvolvimento de Balneário Camboriú. Há imagens aéreas da cidade de diferentes épocas e documentos originados na estrutura administrativa da Prefeitura. Grande parte do acervo é composto por doações de pessoas da comunidade conscientes da importância do arquivo como um centro de informação e conhecimento.

Os materiais são consultados para finalidades diversas, desde ações judiciais a projetos arquitetônicos, ambientais, sociais, entre outros. Mediante agendamento, escolas também são recebidas no Arquivo Histórico.

Dentro das comemorações pelas três décadas do órgão, a Fundação Cultural lançou em maio de 2023 o Prêmio Álvaro Antônio da Silva de Incentivo a Publicações de Obras Relacionadas à Memória e ao Patrimônio Histórico-Cultural de Balneário Camboriú. Sete projetos literários foram contemplados e estão sendo desenvolvidos com recursos financeiros públicos. O prêmio homenageia o ex-prefeito e ex-vereador de Balneário Camboriú, Álvaro Antônio da Silva, falecido em dezembro de 2020, aos 81 anos. Incentivador da cultura, Álvaro foi um dos responsáveis pela criação da Fundação Cultural em 2004 e fez doações significativas ao acervo do Arquivo Histórico.

Inaugurado em 20 de julho de 1992, o Arquivo Histórico teve sua criação aprovada pela Câmara de Vereadores em 29 de novembro de 1993. Quem deu o primeiro passo para a criação do acervo foi o engenheiro civil Jurandir Knabben, em 1992. Ao querer saber mais sobre a história da própria família, Jurandir passou a se interessar por história ao ponto de começar a cursar História. Nessa sua vontade de fazer pesquisas, deparou na época com documentos do Município guardados em um ambiente inadequado na Secretaria de Obras. Ele recebeu a colaboração de Ângelo Christoffoli e Isaque de Borba Correa para o resgate dos materiais. Posteriormente, como vereador, Jurandir foi o autor do projeto de lei que criou o Arquivo Histórico.

Agende-se

O que: Exposição interativa em comemoração aos 30 anos do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
Quando: De 28 a 30 de novembro, das 14h às 17h
Onde: Paço Municipal (Rua Dinamarca, 320, Bairro das Nações)

Written by Nilton Bleichvel

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0