O prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen, assinou o Decreto que coloca o município em Situação Excepcional de Emergência para a execução de ações de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O Decreto Nº 4.395/2024 entrou em vigor no dia 21 de fevereiro e terá duração de 180 dias e foi publicado devido ao número expressivo de casos e focos que o município conta neste início de ano. Segundo o Boletim Epidemiológico publicado na sexta-feira, dia 24, Camboriú conta com 61 casos positivos da doença, 227 negativos e outras 102 pessoas aguardam o resultado do exame. O município tem atualmente 344 focos ativos.
Com essa decisão fica permitido que o município contrate serviço em caráter emergencial e temporário para diversos serviços, como limpeza de terrenos, assistência à saúde e a compra de bens relacionados ao combate ao mosquito Aedes Aegypti. O Decreto também estipula que os servidores que atuem no combate à dengue fiquem excluídos da limitação de duração do serviço extraordinário, estabelecido pelo Poder Executivo.
“Temos observado uma crescente no número de casos da dengue e focos do mosquito na nossa cidade. Executamos diversas atividades em residências, comércios e pontos estratégicos para frear o avanço da doença. Com esse decreto poderemos fortalecer esse combate à dengue e promover mais ações nesse enfrentamento”, ressalta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
Saúde de Camboriú realiza aplicação de fumacê em bairros do município
O fim de semana contou com mais uma ação de Combate a Dengue da Secretaria de Saúde de Camboriú. No sábado, dia 24, servidores realizaram a aplicação costal de fumacê em locais que contam com casos positivos de dengue. A ação também foi promovida em áreas de infestação do mosquito. A atividade, executada pelo Programa de Combate à Dengue, foi realizada nos bairros Conde de Vila Verde, Rio do Meio e Santa Regina.
A Secretaria de Saúde de Camboriú orienta aos moradores que fiquem atentos e eliminem possíveis criadouros de mosquitos. Além disso, é importante fazer uso diário de repelentes e até mesmo inseticidas aerossóis, quando necessário.
Métodos de prevenção:
— Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
— Mantenha lixeiras tampadas;
— Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
— Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
— Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
— Mantenha ralos fechados e desentupidos;
— Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
— Retire a água acumulada em lajes;
— Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
— Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
— Caso apresente sintomas de Dengue, Chikungunya ou vírus da Zika, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para o atendimento.
GIPHY App Key not set. Please check settings