Em Balneário Camboriú, há 7.039 crianças nessa faixa etária. A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú. Na UBS Central, não há pausa para o almoço. O Dia D contra a Poliomielite está previsto para 8 de junho (sábado), quando as UBSs estarão abertas para a imunização.
Em Camboriú, a aplicação de vacinas é realizada de segunda a sexta-feira das 8h às 11h40min e das 13h às 16h30min, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Em paralelo, as equipes de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, estão indo até as escolas do município verificar a caderneta de vacinação das crianças em idade vacinal e irão emitir bilhetes para que os pais e responsáveis possam providenciar a atualização dos esquemas vacinais dos jovens.
Doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida, a poliomielite é causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3. A doença acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é considerada fundamental para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, pois a doença se encontra eliminada no país desde 1994.
População-alvo
Crianças menores de um ano: deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativa poliomielite – VIP)
Crianças de um a quatro anos: deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), a gotinha, desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.
Meta
A meta é atingir, ao menos, 95% das crianças de um ano a menores de cinco anos em Santa Catarina.
GIPHY App Key not set. Please check settings