A Câmara de Vereadores de Camboriú pode dar um importante passo rumo à transparência e ao fortalecimento da democracia. Entra em votação nesta quinta-feira (22), durante Sessão Ordinária, um Projeto de Resolução que propõe o fim do voto secreto nas deliberações legislativas.
De autoria do vereador Amilton Bianchet – Mito (MDB), a proposta altera o Regimento Interno da Casa e visa tornar públicas todas as votações, inclusive em casos como eleição da Mesa Diretora, análise de vetos do Executivo e processos de cassação de mandato do prefeito, vice-prefeito e dos próprios vereadores.
Para o parlamentar, a medida representa um avanço democrático. “Não se justifica mais, nos tempos atuais, manter o voto secreto. O povo tem o direito de saber como seus representantes votam e quais são suas posições dentro do Legislativo”, afirma Bianchet.
O vereador destaca ainda que a transparência deve ser um princípio fundamental na atuação dos agentes públicos. “Nosso objetivo é garantir que todas as decisões da Câmara sejam abertas e acessíveis à população, como exige a boa prática da gestão pública”, completa.
Se aprovado, o projeto reforçará o compromisso do Legislativo de Camboriú com a clareza nos atos políticos e o respeito ao eleitor, fortalecendo a confiança entre a sociedade e seus representantes.
GIPHY App Key not set. Please check settings