in

Animais silvestres recuperados são soltos no Parque Raimundo Malta em BC

Doze animais silvestres resgatados pelo programa ABRAÇO Animal foram soltos no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em Balneário Camboriú, na tarde desta segunda-feira (8).

Entre eles, estava um lagarto teiú encontrado em uma lata de piche, endurecido com a massa asfáltica, em 11 de fevereiro, na Secretaria de Obras. O réptil foi resgatado pela Guarda Municipal e levado ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico). É para esse local que os animais silvestres em vulnerabilidade são encaminhados para avaliação, atendimento veterinário e biológico e ficam em observação até a total recuperação para retornar ao ambiente de origem. O lagarto passou por todo esse processo, assim como um gavião, um gambá, dois sabiás e sete rolinhas devolvidas à natureza também nesta segunda-feira.

“O lagarto estava todo coberto de piche, não conseguia se mover. Fizemos a remoção do piche no zoológico. Foram longos dias de tratamento, com medicação e alimento. Até que ele começou a comer sozinho e ter condições de voltar para a natureza”, explicou a médica veterinária do zoológico, Samara de Oliveira Freitas.

Os guardas municipais que fizeram a captura do réptil participaram da soltura. “Estava imóvel quando o encontramos, só respirava. É gratificante ver a recuperação dos animais”, disse André Kunst.

Lançado em 23 de fevereiro de 2019, o Programa ABRAÇO Animal virou lei em 3 de setembro de 2020 e está vinculado às secretarias de Meio Ambiente, de Saúde e de Segurança. O resgate de animais silvestres e domésticos por meio do programa ABRAÇO Animal segue um protocolo definido junto ao Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA). Para acionar o programa, basta ligar para o fone 153, número da Guarda Municipal.

“Qualquer pessoa que avistar um animal em vulnerabilidade pode ligar para o 153 e informar onde ele está. Precisamos sempre da colaboração da comunidade”, ressaltou a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi.

Desde 2019, foram resgatados 1.084 animais silvestres por meio do programa. Destes, 549 voltaram à natureza após recuperação, de acordo com a bióloga do Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico), Márcia Regina Gonçalves Achutti. O restante dos resgatados morreu (147) ou permanece no zoológico porque apresentou sequelas (388). Em 2021, o zoológico já recebeu por meio do programa 127 animais e possibilitou a soltura de 58. Ainda estão em recuperação 59. Dez morreram.

Written by Nilton Bleichvel

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0