O mês de novembro é um dos meses mais esperados pelos consumidores, por conta das promoções da “Black Friday”. Na procura por comprar produtos pelo menor preço possível, fique atento, adote os devidos cuidados e evite cair em possíveis golpes e enganações. Para auxiliar os moradores, o Procon de Camboriú dá dicas para os consumidores fazerem suas compras. Em caso de dúvidas ou problemas, o departamento está à disposição da comunidade.
“Desde o início de novembro, diversos sites de e-commerce têm anunciado muitas promoções, por isso é importante que os consumidores fiquem atentos na hora de realizar suas compras. Todos os anos são registradas inúmeras reclamações pelos consumidores, como: falsos descontos; frete mais alto que o normal ou frete grátis; valor do produto mais alto no momento do pagamento e propaganda enganosa. Procon orienta que, caso o comprador se sinta lesado, ele deve realizar um boletim de ocorrência e procurar a instituição para que as medidas legais cabíveis sejam tomadas”, relata a coordenadora do Procon de Camboriú, Lia Thomaz.
Os moradores que quiserem mais informações, se sentirem lesados e quiserem realizar denúncias podem comparecer a sede do Procon, localizada na Avenida José Francisco Bernardes, n° 429, no Centro, ou entrar em contato pelo fone: (47) 3365-0021. O departamento atende de segunda a sexta-feira, das 13h até as 19h.
Confira as dicas do Procon de Camboriú e faça boas compras:
- Não clique em links desconhecidos: uma das principais formas de golpe por e-commerce é o envio de links maliciosos por e-mail, SMS e WhatsApp. Ao clicar nesses links, o consumidor é levado a endereços eletrônicos que podem causar danos ao computador ou celular.
- Desconfie de ofertas tentadoras: Os golpistas costumam querer chamar a atenção com ofertas que parecem muito vantajosas, prometendo descontos pouco usuais. Na época de Black Friday, as pessoas costumam tomar menos cuidados, acreditando que são ofertas verdadeiras.
- Confira o endereço da URL do site: Existem muitos sites falsos que o endereço da URL é muito parecido com o original, mudando apenas uma única letra, por exemplo: “www.americanaas.com.br”. Ao clicar no site, ele terá a estrutura idêntica ao verdadeiro, fazendo com que o consumidor seja enganado.
- Pesquise em sites de reclamação: Antes de finalizar uma compra pela internet, faça uma pesquisa em sites de reclamações. Quando algum vendedor é golpista, ele costuma ter diversas queixas registradas em sites como, por exemplo, o “Reclame Aqui”.
- Cuidado com o seu cartão de crédito: Sempre prefira usar cartão virtual nas compras online. Para cada compra que fizer pela internet, gere um cartão virtual diferente. A maioria dos bancos tem essa função disponível no “internet banking”.
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