Neste final de semana, acontece a maior edição da história da Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú. Mais de 4,6 mil atletas, de 15 diferentes estados do Brasil e também do Distrito Federal farão parte da corrida, que acontecerá na Barra Sul. Com o maior número de participantes até então nas provas de 5 km, 10 km e 21 km, a Meia Maratona de Balneário Camboriú consolida-se como uma das corridas mais importantes do circuito catarinense.
Do total de inscritos, 20% são atletas de fora de Santa Catarina. Os outros estados com maior número de representantes são Paraná e São Paulo. Já o atleta de origem mais distante de Balneário Camboriú vem do Amapá. Os corredores são de 275 cidades, sendo 116 delas municípios catarinenses.
No sábado (13), a Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú inicia com as corridas de distâncias mais curtas. Em ambas, a largada será na Barra Sul, com os percursos inteiros pelas areias da Praia Central. Às 16h tem a largada para os 5 km. Depois, às 17h45, começa a corrida de 10 km. Uma série de atrações aguarda os corredores ao cruzarem a linha de chegada. No início da noite, quando todos tiverem completado seus desafios, a superestrutura da arena vai proporcionar o show ao vivo, aberto ao público, do músico e multi-instrumentista Toni Garrido.
A prova principal, os 21 km da meia maratona, será no domingo (14). A largada está marcada para às 6h. Do portal, em frente ao molhe da Barra Sul, os atletas percorrem toda orla pela Avenida Atlântica, sobem os 268 metros de ganho de elevação da Estrada da Rainha, com DJ tocando para incentivar os corredores, passam pela Praia dos Amores e tem seu retorno na Praia Brava, para fazer o trajeto de volta à arena. Assim que grande parte dos atletas ultrapassar a linha de chegada, o cantor, compositor e instrumentista Serginho Moah tocará canções pop e reggae.
A meia maratona promete muita disputa pelo primeiro lugar. Nesta edição, estão confirmados 20 atletas de elite. A prova masculina terá dois quenianos, Ezra Kipchumba Kering e Abraham Kipitok. Além deles, Jurandyr Couto Jr, campeão em outras edições, Ojanio dos Santos e Adilson Dolberth vão tentar vencer e quebrar o recorde dos 21 km, obtidos por Paulo de Paula há dois anos, com o tempo de 1h06m15. Já a prova femina contará com a etíope Hawi Sirnesa em busca do título diante das locais Camila Wessler, Fabricia Stedille, Inalva Lilian Loes, Janine de Oliveira, Liana Tortato, Lisandra Zuanazzi e Tatiana Gomes.
Retirada de kits
Na edição deste ano, a entrega de kits da Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú será na arena do evento, montada na Avenida Atlântica, em frente ao número 6006, na Barra Sul. A programação inicia na sexta-feira (12), com os kits de todas as distâncias disponíveis aos atletas das 14h às 19h.
GIPHY App Key not set. Please check settings